Workshop Smart City reúne 90 pessoas no Parque Tecnológico

O Workshop sobre cidades inteligentes reuniu mais de 90 pessoas, entre autoridades e empresários, no Parque Tecnológico de São José dos Campos nessa terça-feira (23). O evento foi realizado pelo CECOMPI, com o apoio da Prefeitura, do Sebrae-SP, do CODIVAP (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba) e da EMPLASA (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano).

Braço executor das políticas de competitividade e inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SDECT), o CECOMPI gerencia o Cluster TIC Vale, entidade que reúne mais de 60 empresas da área de tecnologia da informação e comunicação instaladas no Vale do Paraíba. De acordo com Marcelo Nunes, coordenador do Cluster TIC Vale, metade destas empresas desenvolvem soluções para cidades inteligentes.

“A TIC é altamente relevante porque permite resolver problemas sociais em diversas áreas, como segurança, educação, saúde e mobilidade urbana. É fundamental, portanto, que experiências bem sucedidas sejam disseminadas. Em São José, temos vários aplicativos e programas que colocam a tecnologia ao serviço das pessoas”, disse o prefeito na abertura do evento.

O prefeito mencionou o programa Escola Interativa, que leva às salas de aula recursos tecnológicos como tablets, projetores interativos e notebooks e já beneficia mais de 15 mil alunos; e o aplicativo Moovit, já usado por quase 20 mil pessoas e que permite o acesso on-line às informações de horários e linhas de ônibus por meio de telefone celular.

Durante o workshop, foi apresentado ainda o aplicativo Cidade Limpa, que permite ao cidadão registrar e denunciar flagrantes de pichações e descartes irregulares de lixo e entulho no município, e o E-Passe, lançado no início deste ano e que já beneficiou cerca de 20 mil estudantes na compra de passe escolar. No âmbito da segurança, foi citada a modernização do sistema de monitoramento da cidade, com quase 500 câmaras ligadas ao COI (Centro de Operações Integradas).

“A tecnologia para cidades inteligentes é muito importante em São José. Aqui no Parque, temos o CDTIC (Centro de Desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação) que tem a Ericsson como empresa-âncora e trabalha no desenvolvimento de soluções envolvendo tecnologias de computação em nuvem, transmissão em banda larga e monitoramento vídeo”, lembrou o diretor geral do Parque Tecnológico, Marco Antônio Raupp.

Durante o evento, o gerente regional do Sebrae-SP em São José, Rodrigo Matos do Carmo, anunciou que a entidade irá instalar nos próximos meses um posto de atendimento para as empresas do Parque Tecnológico. “A cidade de São José dos Campos tem um planejamento estratégico muito bem alinhado, com a Prefeitura e o Parque Tecnológico trabalhando de forma integrada para fomentar a área de ciência e tecnologia”, destacou.

O workshop ainda incluiu uma apresentação do PMAT (Programa de Modernização da Administração Tributária), um projeto do BNDES que visa melhorar a eficiência da gestão pública através de ferramentas como o cadastro territorial multifinalitário, que funciona com uma plataforma tecnológica voltada para o atendimento ao cidadão integrando os conteúdos cadastrais e aperfeiçoando o registro territorial.