SJC participa de eventos de mobilidade urbana na Alemanha

A Prefeitura de São José dos Campos está participando de duas conferências na Alemanha que irão discutir soluções e o planejamento da mobilidade urbana sustentável para as cidades. São José foi convidada, ao lado de Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG), a integrar um grupo com mais de 300 representantes de municípios de todos os continentes, que passarão ainda por uma capacitação técnica. O evento começou nesta segunda (11) e termina na sexta-feira (15).

O encontro faz parte das atividades do projeto Solutions, com o qual a Prefeitura tem parceria desde 2013. Dentro do programa, a cidade tem recebido consultoria de organizações internacionais e de especialistas na área de transportes e participado de oficinas e atividades para a troca de experiências com outros municípios selecionados no projeto.

Nesta segunda (11) e terça-feira (12), esse intercâmbio ocorrerá na cidade de Bremen, que fica ao norte da Alemanha, e que já conta hoje com 60% dos deslocamentos urbanos realizados nos modos a pé, bicicleta e transporte público.

Além da visita técnica na cidade alemã, os participantes vão debater a relação entre transporte e planejamento urbano, avaliar as oportunidades e tendências do setor para os próximos anos, discutir as iniciativas e modelos adotados, visando a sustentabilidade, qualidade de vida e preparação das cidades para enfrentar desafios futuros, na área social, ambiental ou climática.

A partir de quinta-feira (14), a conferência será na cidade de Berlim. Na pauta, uma análise das áreas que devem integrar uma cooperação internacional no setor de mobilidade urbana sustentável e ainda projetos envolvendo transporte público e não motorizado, transporte por veículos elétricos e a questão da logística urbana.

Além do projeto Solutions, uma iniciativa da União Europeia, São José dos Campos tem parceria na área de mobilidade urbana com a World Resources Institute (WRI), com sede em Washington, nos Estados Unidos. A cidade foi selecionada ainda pelo Ministério das Cidades para um projeto piloto com a agência alemã GIZ. Se escolhida, São José vai receber 2 milhões de euros para desenvolver um projeto de eficiência energética que promova a otimização e sustentabilidade no sistema de transportes, com redução da emissão de poluentes.


@PrefeituraSJC PrefeituraSJCampos Canal PMSJC sjcprefeitura