SJC é destaque em encontro internacional sobre mobilidade

As experiências de São José dos Campos na construção de seu plano de mobilidade urbana e na adoção de ações para priorização do transporte público e outros modais menos poluentes foram incluídas como exemplos a serem seguidos durante um encontro internacional que reúne prefeitos do Brasil e de outros países.

Organizado pela WRI Brasil Cidades Sustentáveis, a Cúpula de Prefeitos e o Congresso Internacional Cidades e Transportes pretendem apresentar medidas que têm sido adotadas em todo o mundo e que podem servir de inspiração para transformar outras administrações municipais.

Nessa quinta-feira (9), primeiro dia do evento, foram lançadas duas publicações: Mobilidade em um Instante e o manual Sete Passos – Como Construir um Plano de Mobilidade Urbana, nas quais São José é apresentada como modelo de boas práticas.

O município também teve espaço para apresentar o que tem sido desenvolvido na cidade na área de mobilidade urbana em uma oficina paralela de capacitação para profissionais da área de transportes.

O primeiro dia do evento teve a presença de Ken Livingstone (Londres), Enrique Peñalosa (Bogotá), Mary Jane Ortega (San Fernando/Filipinas), Jaime Lerner (Curitiba) e Sam Adams (Portland/EUA), ex-prefeitos que compartilharam suas experiências de sucesso na conquista de cidades mais inclusivas e sustentáveis com os gestores municipais de diferentes países.

“Temos aqui líderes que fazem parte da revolução das cidades. Vamos aprender muito com eles nestes dias e com as cidades brasileiras presentes aqui. Muitas das quais estão liderando essa revolução. Por anos construímos nossas cidades através do automóvel, o que desencadeou mortes no trânsito, poluição. Vamos discutir formas de superar isso”, declarou o presidente da WRI, Andrew Steer.

O prefeito e o secretário de Transportes de São José dos Campos foram convidados pela WRI Brasil e participaram do encontro.

“É um encontro importante para conhecer as iniciativas que têm sido desenvolvidas no mundo e também para apresentar o que estamos fazendo na nossa cidade. É uma oportunidade para a troca de conhecimentos que nos mostra que muitos estão trilhando o mesmo caminho, enfrentando os mesmos desafios e conquistando o engajamento da sociedade. Além de aprender, é importante perceber que estamos no caminho certo, em busca de uma cidade com maior mobilidade urbana para todos”, disse o prefeito.

O Congresso Internacional Cidades e Transportes ocorre até esta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes.

WRI Brasil Cidades Sustentáveis

Em dezembro de 2013, a Prefeitura de São José dos Campos assinou um termo de cooperação técnica com a Embarq Brasil, que nessa semana ampliou suas atividades e se tornou WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

A parceria envolve a cooperação no desenvolvimento e implantação de soluções técnica, financeira, econômica, social e ambientalmente sustentáveis para melhorar a qualidade e eficiência do sistema de transporte, reduzir as emissões de gases de efeito estufa, além de melhorar a acessibilidade e segurança viária. A cooperação tem prazo de vigência de quatro anos e não representa custos ao município.