São José terá bicicletas compartilhadas e integradas ao transporte público

Utilizar uma bicicleta pública para se deslocar pela cidade e ainda fazer a integração com o transporte público logo será possível em São José dos Campos.

A Prefeitura publicou edital para a contratação de empresa para a implantação, operação e manutenção do sistema de bicicletas públicas compartilhadas. O objetivo é estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, assim como o a pé, e promover ainda o seu uso aliado aos coletivos, aprimorando a mobilidade urbana na cidade.

As empresas têm até o dia 19 de outubro para apresentar as propostas. O edital prevê um valor máximo de R$ 4,5 milhões para um contrato de três anos. A administração municipal irá custear 100% do sistema.

Serão implantadas 22 estações, com 10 bicicletas cada, no centro e em parte da região norte e oeste.

Pelo sistema de compartilhamento, usuários do Bilhete Único têm a liberação da bicicleta e seu uso gratuito por até 30 minutos. Além desse período será cobrado R$ 5.

Quem não é usuário do transporte público pode utilizar o sistema com o cartão de crédito, nesse caso há a cobrança de R$ 5 para que se possa liberar a bicicleta. Há também a opção de pagamento por períodos mais longos. Um aplicativo vai possibilitar a ativação de pacotes de uso diário a R$ 5, mensal a R$ 10 e anual a R$ 80.

Para utilizar o sistema, será necessário um cadastro prévio. A expectativa é que o sistema esteja em funcionamento até o início de 2016.

A utilização da bicicleta como opção de transporte tem sido incentivada pela Prefeitura desde 2013. Nesse período, já foram implantados 29 quilômetros de faixas para ciclistas, 42% do total da malha cicloviária da cidade. A administração tem trabalhado não só para aumentar esses números, mas, principalmente, para interligar as ciclovias já existentes, ampliando o uso democrático do espaço urbano.

Agentes de trânsito

Além de investir em novas faixas para ciclistas e no sistema de compartilhamento de bicicletas, desde março deste ano as bike têm sido utilizadas também por agentes de trânsito.

O objetivo é permitir maior mobilidade nas atividades de fiscalização e educação de trânsito, além de incentivar o uso e respeito à esse modal de transporte na cidade.