São José participa de evento mundial sobre cidades inteligentes

Uma comitiva da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) participou nesta semana do Smart City Expo & World Congress, um dos principais eventos mundiais sobre cidades inteligentes, em Barcelona, na Espanha. O prefeito de São José dos Campos foi convidado a integrar o grupo.

Além dele, fizeram parte da delegação  brasileira os prefeitos Jonas Donizette (Campinas/PSB), Sebastião Almeida (Guarulhos/PT), Antonio Pannunzio (Sorocaba/PSDB), Vladimir Azevedo (Divinópolis/PSDB) e Vinicius Farah (Três Rios/PMDB).

O evento começou na terça-feira (17), mas o primeiro compromisso da comitiva foi já na segunda-feira (16).

Os prefeitos visitaram o Ecoparc, um equipamento ambiental dedicado a tratar de forma abrangente os resíduos da área metropolitana de Barcelona. “Em São José nós temos uma boa experiência de coleta seletiva já consolidada, mas conhecemos aqui um modelo mais completo, que não só recicla, mas também faz o aproveitamento do material orgânico”, explicou o prefeito.

A delegação brasileira também esteve na Agência Municipal de Desenvolvimento de Barcelona (Barcelona Activa), que atua na promoção do crescimento econômico, fomentando negócios, empreendedorismo e emprego. Os prefeitos se reuniram com o secretário municipal de empresa e turismo de Barcelona, Agustí Colom.

Outro projeto visitado pelo grupo foi o 22@, um modelo de distrito industrial dentro de Barcelona.

A meta do grupo foi a de compartilhar e conhecer novas experiências em soluções inteligentes para os municípios brasileiros. O Smart City Expo & World Congress debateu temas como: mobilidade e sistemas de transporte sustentáveis; eficiência energética; meio ambiente; e governança metropolitana. O congresso reúniu mais de 350 palestrantes.

As despesas da viagem foram custeadas pela Frente Nacional dos Prefeitos, que enviou a delegação brasileira atendendo a um convite da Prefeitura de Barcelona e da Fira Barcelona, consórcio formado por entidades, como a Câmara de Comércio da cidade.