São José dos Campos discute futuro da mobilidade urbana

Qual a cidade que queremos e onde devem ser investidos os recursos públicos que permitam facilidade nos deslocamentos e o acesso da comunidade aos bens e serviços que a cidade oferece? Para ouvir a população a respeito do assunto e incluí-la na construção coletiva do Planmob SJC (Plano de Mobilidade Urbana), a Prefeitura de São José dos Campos realizará uma série de oficinas no início de dezembro.

No mês passado, a administração municipal iniciou os esforços para estimular a sociedade a discutir o tema, por meio do Desafio da Mobilidade. Foi proposto que os moradores mudassem a rotina e experimentassem novas formas de se deslocar pela cidade e relatassem sua experiência. O relato ainda pode ser registrado no endereço até o dia 1º de dezembro.

Oficinas

Os encontros serão realizados nos dias 2,3,4 e 6 de dezembro e irão reunir o poder público e sociedade civil para que se avalie o cenário atual do município e se discuta quais as políticas e alternativas poderão ser adotadas para vencer os desafios de mobilidade. Os encontros ocorrerão na região central e nas zonas sul e leste, com início às 18h30 durante a semana e às 8h30 no sábado.

As discussões vão ocorrer na semana seguinte às audiências da lei de zoneamento, o que favorece a mobilização da comunidade nas reflexões sobre o modelo de cidade que se deseja para o futuro.

Para participar é importante realizar a inscrição prévia a partir de quinta-feira (20) no site ou pela Central 156.

Após essa primeira etapa serão realizadas oficinas de consolidação, para apresentar as principais conclusões reunidas nos primeiros encontros e também para colher novas sugestões para a definição de cenários e propostas de alternativas, enfocando a ideia de “visão de futuro”.

O Planmob SJC será elaborado com base na Lei Federal 12.587/2012, a Lei de Mobilidade Urbana, que prevê que os municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem planos que privilegiem os deslocamentos feitos a pé, de bicicleta e por transporte público coletivo. O plano deve ser concluído até abril de 2015.

A principal meta é traçar, junto com a comunidade, políticas de melhorias na infraestrutura urbana e na utilização do espaço viário com metas de curto, médio e longo prazo que proporcionem à população condições adequadas ao exercício da mobilidade.

Oficinas do Planmob SJC

2 de dezembro