Prefeitura inicia debates para construir o Plano de Mobilidade

Serão traçadas políticas e investimentos para o setor de transportes, visando facilitar o deslocamento de pessoas, bens e serviços

A partir desta terça-feira (2) até sábado (6) os moradores de São José dos Campos podem participar das oficinas para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana da cidade. É a partir desse plano que serão traçadas as políticas e dimensionados os investimentos para o setor de transportes no município, visando facilitar as condições de deslocamento de pessoas, bens e serviços pela cidade.

Para facilitar a participação de todos os cidadãos nesses debates, a Secretaria de Transportes escolheu o modelo baseado na realização de oficinas, que começam nesta terça-feira (2) com objetivo de realizar diagnósticos, em três etapas.

Na primeira parte da oficina, será apresentado um perfil da mobilidade em São José dos Campos. Em seguida um especialista no tema apresentará os principais conceitos e experiências em termos de mobilidade no Brasil e no mundo. A terceira fase será a de trabalhos, quando os participantes são divididos em grupos para conversar sobre a percepção que têm dos deslocamentos na cidade.

Todas as colaborações são recolhidas ao final da oficina para que sejam analisadas e compiladas para serem apresentadas à sociedade em janeiro, quando serão realizados novos encontros, as oficinas de consolidação que vão traçar a visão de futuro para o setor na cidade.

Será utilizada a mesma metodologia para todas as oficinas e para a abertura. A diferença está nos palestrantes convidados a cada encontro. Dessa forma, se alguém tiver interesse em acompanhar as diferentes palestras, não precisa se inscrever em todos os dias. A participação nas duas primeiras etapas é livre e a inscrição é necessária somente para a fase dos trabalhos nos grupos.

As oficinas

Até o momento, 170 pessoas se inscreveram para as oficinas. A primeira delas será realizada na Casa do Idoso Sul e terá como palestrante a arquiteta e urbanista Giuliana Fiszbeyn, gerente regional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Na quarta-feira (3) será a vez de Natália Garcia, do Cidade para as Pessoas, que falará no Sesc. Na quinta-feira (4), a palestra será conduzida por Lara Caccia, da Embarq Brasil. Os encontros serão iniciados às 18h30. No sábado (6), as atividades começam às 8h30 e o palestrante será Maurício Feijó, consultor da Logit.

Até abril do próximo ano, as cidades com mais de 20 mil habitantes têm de apresentar um Plano de Mobilidade, com os investimentos no setor de transportes para os próximos 10 anos. A cidade que elaborar seu plano de mobilidade nesse prazo corre o risco de não receber recursos federais destinados ao setor.

São José dos Campos já iniciou esse processo ao realizar pesquisas de embarque e desembarque e origem e destino, estudos do macroviário da cidade e de carregamentos nas vias, além do plano de reestruturação do transporte público. A participação popular completa esse processo, com a sociedade apresentando sua visão sobre o setor. Após a realização das oficinas será realizada audiência pública para apresentação do plano e da minuta do projeto de lei que será encaminhado para análise pela Câmara.

A participação da comunidade nas oficinas é essencial para traçar o cenário da mobilidade urbana da cidade e para a construção de um plano que atenda aos anseios dos moradores e seja seguido no futuro.

Para se inscrever nas oficinas basta acessar o site ou se cadastrar por meio da Central 156.


@PrefeituraSJC PrefeituraSJCampos Canal PMSJC sjcprefeitura