Prefeitura debate Mobilidade a Pé em Congresso Nacional

A Prefeitura de São José dos Campos é uma das convidadas do 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, que ocorre em Santos, litoral de São Paulo. O evento, reconhecido internacionalmente por reunir a maior comunidade técnica do setor de mobilidade, discute este ano o conceito de Mobilidade a Pé.

A participação da Prefeitura, representada pela Secretaria de Transportes, será nesta quarta (24) e quinta-feira (25), quando apresentará projetos de sucesso, como o programa Calçada Segura, que beneficia a circulação de pedestres na cidade em parceria com a comunidade. Em dois anos, foram construídos mais de 380 mil metros quadrados de calçadas.

O 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito é realizado bienalmente pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), desde 1977.

Mobilidade a pé

A Mobilidade a Pé é tratada em São José dos Campos no PlanMob – Plano de Mobilidade Urbana, que traz o conceito de uma cidade feita para todos, privilegiando os modais sustentáveis.

Desta forma, o Calçada Segura, que regulamenta a implantação dos passeios visando a segurança dos pedestres, inicialmente coordenado pela Secretaria de Serviços Municipais, está sendo desenvolvido atualmente pela Secretaria de Transportes, para que os deslocamentos a pé integrem as políticas de mobilidade urbana da cidade.

O programa está sendo ampliado para que possa abranger, além da adequação das calçadas, a sinalização nas vias, a implantação de mecanismos de segurança como gradis e modificação dos tempos semafóricos.

Segundo a pesquisa de Origem e Destino, realizada em 2011, o deslocamento a pé como modo principal representa 23,4% das viagens diárias da cidade. A proposta da Prefeitura, com a elaboração do PlanMob, é elevar esse índice para 25% em 10 anos, garantindo que a mobilidade a pé seja vista como um meio de transporte, ou seja, que a população possa se deslocar com segurança e conforto pelas ruas e calçadas do município.