Prazo para participação no Plano de Mobilidade Urbana é prorrogado

Para garantir que todos possam contribuir com opiniões para o PlanMob de São José dos Campos, a Prefeitura prorrogou o prazo da consulta pública pela internet. Agora, a população pode deixar sugestões até o próximo dia 20.

A medida atende também um pedido que foi feito durante as audiências públicas para a disponibilização de informações extras para consulta, como um relatório de diagnóstico que traz as fontes que foram utilizadas no processo de desenvolvimento do plano.

Todo o material utilizado para elaborar o planejamento está disponível na íntegra no site do plano, incluindo estatísticas, estudos e mapas.

O Plano de Mobilidade, elaborado com base na Lei Federal 12.587/2012, que prevê que os municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem planos que privilegiem os deslocamentos feitos a pé, de bicicleta e por transporte público coletivo.

Participação Popular

O Plano de Mobilidade Urbana de São José dos Campos já teve a participação de cerca de mil pessoas desde o início de sua elaboração. A população conheceu o projeto, deu opiniões e contribuiu para a construção do texto.

A última audiência realizada nesta quarta-feira (13) reuniu mais de 140 pessoas na Casa do Idoso, com um público formado por estudantes, ciclistas, usuários do transporte coletivo, autoridades e moradores de diversas regiões da cidade.

“Todas as intervenções foram ouvidas e serão amplamente analisadas. Estas não são apresentações de um plano fechado e sim um projeto elaborado com a contribuição de cada um dos participantes”, destacou o secretário de transportes.

Além das duas audiências públicas, que juntas receberam 220 participantes, ao menos 500 moradores da cidade levaram contribuições em seis oficinas participativas. Outro canal importante de participação foi a internet, que por meio da consulta pública ultrapassou as 45 sugestões, além de e-mails com ideias recebidos ao longo da elaboração do texto. Reuniões com universitários, ciclistas e empresários também possibilitaram um detalhamento do PlanMob para públicos variados.