Palestras de especialistas nas oficinas do Plano de Mobilidade

Palestra no Sesc com Natália Garcia, do Cidade para Pessoas

Como o morador se desloca por São José dos Campos hoje, quais as dificuldades que encontra e o que a cidade deve fazer para garantir mais qualidade em mobilidade urbana para os próximos anos.

Essas são questões essenciais para o planejamento em transporte dos municípios e a Prefeitura espera recolher junto a população essas respostas na discussão do Plano de Mobilidade Urbana de São José, o Planmob SJC, que ocorrerá nos próximos dias 2, 3, 4 e 6 dezembro.

Especialistas em transporte público, acessibilidade e desenvolvimento estarão na cidade nesses dias e farão palestras para esclarecer a comunidade, antes que se inicie os trabalhos de análise da situação atual do município nos encontros.

Quem abre a série de oficinas na Casa do Idoso Sul nesta terça-feira (2 de dezembro) é a arquiteta urbanista Giuliana Fiszbeyn, uma das responsáveis pela criação e organização do Seminário Nacional e Internacional de Mobilidade Urbana de São José.

Na quarta-feira (3 de dezembro), a jornalista Natália Garcia, do Cidade para Pessoas, é a convidada do encontro que será realizado no Sesc. Na quinta-feira (4 de dezembro), será a vez da especialista em desenvolvimento urbano da Embarq Brasil, Lara Caccia, em evento na Casa do Idoso Leste. No sábado, (6 de dezembro, último dia das oficinas, o palestrante será o consultor em políticas de mobilidade Maurício Feijó.

As palestras são abertas ao público, mas para participar das oficinas é necessário que o interessado se inscreva pelo site. Apesar de a cada dia um convidado diferente apresentar o que se discute atualmente em termos de mobilidade, a estrutura das oficinas seguirá o mesmo padrão em todos os dias. Por este motivo, quem se inscrever em um dos encontros não precisa participar dos demais.

Nesse primeiro momento o objetivo é traçar o diagnóstico da mobilidade do município. Em janeiro do próximo ano, outras duas oficinas irão discutir a visão de futuro da cidade. Após esse processo, será realizada audiência pública visando recolher subsídios para elaboração da minuta do projeto de lei do Plano de Mobilidade.

O Planmob SJC será elaborado com base na Lei Federal 12.587/2012, que prevê que os municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem planos que privilegiem os deslocamentos feitos a pé, de bicicleta e por transporte público coletivo. O plano deve ser concluído até abril de 2015.

A principal meta é traçar, junto com a comunidade, políticas de melhorias na infraestrutura urbana e na utilização do espaço viário com metas de curto, médio e longo prazo que proporcionem à população condições adequadas ao exercício da mobilidade.

Oficinas do Planmob SJC

2 de dezembro
18h30
Casa do Idoso Sul
Avenida Andrômeda 2.601, Bosque dos Eucaliptos

3 de dezembro
18h30
Sesc
Avenida Adhemar de Barros 999, Vila Adyana

4 de dezembro
18h30
Casa do Idoso Leste
Avenida Cidade Washington 164, Vista Verde

6 de dezembro
8h30
Espaço Vicentina Aranha
Rua Prudente Meireles de Morais 302, Vila Adyana


@PrefeituraSJC PrefeituraSJCampos Canal PMSJC sjcprefeitura