Oficina do PlanMob segue com inscrições abertas para esta 4ª

Como na oficina interior, a principal meta é traçar políticas de melhoria da infraestrutura urbana e utilização do espaço viário

A segunda oficina do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de São José dos Campos será nesta quarta-feira (11), a partir das 18h30, na Casa do Idoso Centro (Rua Euclides Miragaia 508 – Centro). Ainda dá tempo de participar dos debates e discutir a cidade do futuro. As inscrições gratuitas devem ser feitas antecipadamente pelo site da Prefeitura.

Os participantes vão assistir à palestra com o arquiteto e urbanista Guilherme Ortenblad, da empresa Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design, um dos realizadores das implantações dos parklets em SP. Em seguida personagens teatrais vão trazer exemplos do cotidiano joseense, com histórias baseadas no resultado do diagnóstico urbano da cidade, elaborado pela equipe do PlanMob.

Após a apresentação do conteúdo, serão formados grupos de trabalho orientados por mediadores, sempre estimulando a formação de propostas para a cidade nos próximos anos.

“Muitos municípios chegaram ao caos no trânsito antes de começar a pensar em mobilidade. Queremos fazer o caminho inverso, planejando antes e garantindo que São José se desenvolva com espaços democráticos para todos”, ressaltou o secretário de Transportes.

O Planmob está sendo elaborado com base na Lei Federal 12.587/2012, que prevê que os municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem planos que privilegiem os deslocamentos feitos a pé, de bicicleta e por transporte público coletivo. O plano deve ser concluído até abril de 2015.

A principal meta é traçar, junto com a comunidade, políticas de melhoria da infraestrutura urbana e utilização do espaço viário com metas de curto, médio e longo prazo que proporcionem à população condições adequadas ao exercício da mobilidade.