Oficina do PlanMob atrai público para discutir a cidade do futuro

Segunda etapa das oficinas de mobilidade discutiu propostas para os próximos anos em São José

Cerca de 150 moradores de São José dos Campos acordaram cedo neste sábado (07) para discutir como queremos a cidade no futuro. Ciclistas, pedestres, passageiros de ônibus e motoristas se reuniram em um único espaço para participar da segunda etapa de oficinas do PlanMob, o Plano de Mobilidade Urbana.

Na abertura do evento, que aconteceu no Parque Vicentina Aranha, o secretário de Transportes Luiz Marcelo Silva destacou os motivos que levam a Prefeitura a criar este plano. “Muitas cidades chegaram ao caos no trânsito antes de começar a pensar em mobilidade. Queremos fazer o caminho inverso, planejando antes e garantindo que São José se desenvolva com espaços democráticos para todos.”, ressaltou.
Durante a oficina os participantes puderam conferir a palestra de dois especialistas sobre Mobilidade Urbana: Lara Caccia e Diogo Pires Ferreira, ambos representantes da EMBARQ Brasil.
Eles mostraram exemplos de locais que tiveram sucesso em transformar espaços públicos pensando em todos os diferentes modais. Em seguida parte do diagnóstico obtido na primeira fase de oficinas foi apresentado em formato de personagens teatrais, que encenaram situações reais de problemas e facilidades encontradas no cotidiano da população.
Reunidos em grupos de trabalho, os presentes formularam propostas para resolver estas demandas e criaram um jornal fictício de São José dos Campos em 2025, com as notícias que gostariam de ler.
“Eu acabei de tirar carta e uso carro até para ir à padaria. Com o debate realizado aqui eu percebo a necessidade de incentivar mais os trajetos feitos a pé e já penso em rever minhas próprias atitudes no futuro.”, disse Nathalia Medeiros, estudante de arquitetura.
A realização desta oficina faz parte do cronograma oficial do Plano de Mobilidade, elaborado com base na Lei Federal 12.587/2012, que prevê que os municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem planos que privilegiem os deslocamentos feitos a pé, de bicicleta e por transporte público coletivo. O plano deve ser concluído até abril deste ano.
A estudante de psicologia Mariane da Silva parabenizou a atividade. “É muito bom participar de um espaço onde a população pode construir junto com a administração. Eu dependo de dois ônibus para estudar e fico feliz de poder contribuir para a melhoria do planejamento da minha cidade.”, destacou.
Próxima etapa
Quem não pode comparecer no evento deste sábado terá outra oportunidade na próxima quarta-feira (11), a partir das 18h30 na Casa do Idoso Centro – Rua Euclides Miragaia, 508.
A oficina é gratuita, aberta para toda a população e terá a participação do palestrante Guilherme Ortenblad, arquiteto e urbanista da empresa Zoom Urbanismo. Os interessados devem se inscrever previamente pela internet, através do site www.sjc.sp.gov.br/planmob

@PrefeituraSJC PrefeituraSJCampos Canal PMSJC sjcprefeitura