Moradores traçam o futuro da cidade em oficina do PlanMob

Cerca de 60 participantes receberam o diagnóstico realizado e deixaram propostas para contribuir com a elaboração do projeto

A última oficina do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), realizada na quarta-feira (11), trouxe à tona os desejos da população para a cidade em 2025. Cerca de 60 participantes receberam o diagnóstico realizado pela Prefeitura e deixaram propostas para contribuir com a elaboração do projeto.

O plano foi apresentado pela Secretaria de Transportes e personagens teatrais encenaram situações reais vividas por ciclistas, pedestres, motoristas e usuários do transporte público.

O palestrante Guilherme Ortenblad, da empresa Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design, um dos realizadores das implantações dos parklets em SP, trouxe exemplos reais de cidades que apostaram em mobilidade e hoje são referência pelo mundo.

O evento propôs uma dinâmica que incluiu a elaboração de jornais fictícios datados em 2025, com as notícias que os participantes gostariam de ler. “Queremos que a cidade, que já foi referência no tratamento de tuberculosos, se torne referência em qualidade de vida, com mais espaços para ciclistas e pedestres”, disse Rosana da Silva.

Com o encerramento da etapa de oficinas, a Prefeitura prepara agora a apresentação técnica do PlanMob SJC para uma audiência pública, aberta à sociedade.

O Plano está sendo criado com base na Lei Federal 12.587/2012, que prevê que os municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem planos que privilegiem os deslocamentos feitos a pé, de bicicleta e por transporte público coletivo. O plano deve ser concluído até abril de 2015.

A principal meta é traçar, junto com a comunidade, políticas de melhorias na infraestrutura urbana e na utilização do espaço viário com metas de curto, médio e longo prazo que proporcionem à população condições adequadas ao exercício da mobilidade.

O andamento de todas as etapas do PlanMob está disponível na internet, no site da Prefeitura