Agentes de bicicletas reforçam fiscalização na região sul da cidade

Os agentes de trânsito da Prefeitura começaram a utilizar bicicletas para reforçar a fiscalização em áreas de estacionamento rotativo e malha cicloviária da região sul da cidade. A operação em bikes, que já estava acontecendo desde o mês de março com ações educativas, foi ampliada no início desta semana e será adotada diariamente na região da Avenida Andrômeda, Satélite e Bosque dos Eucaliptos.

Além de sustentáveis, as bicicletas garantem mais mobilidade ao agente, que consegue se locomover com facilidade em casos de lentidão nas vias. Quatro bicicletas estão à disposição da fiscalização e outras duas são utilizadas pelos agentes educadores, que orientam a população em áreas de espaços compartilhados entre pedestres e ciclistas.

“A bicicleta é um meio de transporte eficiente que contribui muito para o trabalho dos agentes de trânsito. Desta forma, mostramos não só a eficácia da bicicleta, mas incentivamos o uso desse modal na cidade”, explica o secretário de transportes.

Os agentes de bicicleta também estarão presentes aos domingos no trajeto de ciclistas do Parque a Parque, auxiliando no descolamento pelas ruas e fiscalizando os trechos. O trabalho educativo segue durante a semana em ciclovias alternadas em diversas regiões, orientando a população sobre o uso de espaços compartilhados.

Ampliação de Ciclovias

Nos últimos dois anos, a Prefeitura ampliou o espaço para os ciclistas da cidade, que já podem pedalar com segurança em mais de 68 quilômetros de ciclovias sinalizadas. Só em 2015, foram entregues mais de 4 mil metros, em diferentes regiões.

A Secretaria de Transportes trabalha não só para aumentar a malha cicloviária, mas, principalmente, para interligar as ciclovias já existentes, com objetivo de ampliar o uso da bicicleta como alternativa sustentável de transporte na cidade, ampliando uso democrático do espaço urbano.

Com o PlanMob – Plano de Mobilidade Urbana – que está em fase final de elaboração, a cidade passa a contar pela primeira vez com um mapa cicloviário, que prevê a interligação entre todas as regiões por meio de um sistema planejado que poderá ser executado ao longo dos próximos anos.